Pular para o conteúdo principal

Segredos da Alma


Essa semana terminei de ler o livro Segredos da Alma ( escrito por Mônica de Castro- ditado por Leonel). Confesso que foi difícil terminar de lê-lo, primeiro porque a escritora é muito detalhista e eu estou acostumada a uma leitura mais dinâmica e segundo porque por várias vezes fiquei abismada com as atitudes da personagem principal. Vou fazer um breve, bem breve, resumo do livro.

A personagem principal é Althea; ela fica muito tempo presa no umbral por seus algozes Decius que julga ama-la e Rupert o chefe. Ela se arrepende de seus erros e é resgatada pelo seu avô Joseph. Depois de recuperada ela assume uma missão e volta como Vivian.

Nessa nova oportunidade, ela teria que conter os seus instintos de mulher sedutora, teria também que resgatar algumas dívidas e ser escritora, coisa difícil, pois ela volta na Inglaterra do século XVIII, onde as mulheres não podiam ser escritoras.

Ela é orientada por seu avô e obsediada por Decius e Rupert e infelizmente Vivian sempre sede as obsessões escolhendo o caminho errado.

Ela não consegue cumprir todas as sua metas , pois sempre prevalece seus instintos, para a tristeza de seu avô e alegria de Decius e Rupert que vem mais próxima a hora de te-la de volta.

Quando Vivian se casa é ajudada por seu marido e sogro a ser escritora, mas só isso não bastava, ela queria viver entre os escritores, então se veste de homem para poder viver a vida de escritor. Ela continua casada, mas se apaixona por um poeta pobre e não abre mão do seu casamento.Ela quer o luxo e o amor.

Em determinado ponto, Vivian é desmascarada e vai viver com o amante. Seu marido ainda tenta de várias formas traze-la de volta, mas seu orgulho fala mais alto.

Vale ressaltar que seu marido é perdidamente apaixonado por ela e ela por sua vez tinha um resgate com ele e teve todas as chances para isso.

Ela faz várias loucuras depois de ter ficado podre para esquecer de sua nova posição.

Vivian já a ponto de se suicidar, pois não via mais sentido em sua vida é ajudada por Decius que se arrepende de todo o mal que fez a ela, impede seu suicídio e é resgatado pelos irmãos de luz.

Ela, bom não vou contar o final, não quero estragar a surpresa do final, só o que posso dizer é que chorei feito criança na última página .

O que mais me surpreendeu nesse livro foi ver uma pessoa que tem todas as oportunidades possíveis para ter uma vida boa e aproveitar para evoluir e não o fez por orgulho e vaidade.

Será que realmente nessa vida vale tudo, vale passar por cima de tudo e de todos só porque queremos algo?

Eu particularmente não sou capaz nem de comer um doce fora de casa e não trazer um ou um pedaço para minha filha e meu marido.

Sei que existem muitas "Vivians" nesse mundo, mas o fato de pessoas assim existirem não quer dizer que eu tenha que concordar com esse tipo de atitude.

E você, que acabou de ler essa postagem? É capaz de passar por cima de qualquer coisa para ter ou satisfazer uma vontade?

Responda na enquete ao lado.


Pris

Comentários

  1. Acabei de ler o livro, e confesso que foi díficil de terminar pq ficava com raiva das atitudes da Vivian, pricipalmente na parte que ela queria ficar na "boemia" pra não dizer na p... e mesmo assim ficava casada com o Francis (pq ela não queria largar a vida boa) mas terminei...(queria saber o final..rsrsrs)Depois tava lendo na net que parece que a Vívian era a própria autora...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, que bom que terminou de ler. Pra mim também foi penoso, mas valeu a pena eu gostei muito do final.
    Quanto ela ser a Vivian, vou pesquisar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Pris, Segredos da Alma foi o primeiro romance que li, tinha muito preconceito com ralação aos romances, mas confesso que amei... quer dizer... sofri. Cada atitude de Athea me dava uma vontade de fazer algo para que ela fosse desmascarada logo... e o marido? Ai que banana...
    mas o final me emocionou bastante, não era o que eu esperava, mas valeu.
    Gostei tanto de ler esse romance, que já comprei Ninguém é de Ninguém de Zibia e não pretendo parar... bjs. Zuleide Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Lindo romance espírita! É o meu predileto mas, ressalto que ela evoluiu bastante entre as duas encarnações porem não resgatou tudo.Também chorei muito,depois do final do "final" do livro realmente gostei muito dele! gostei do seu blog pris um abrço!

    ResponderExcluir
  5. Monica de castro é a reencarnação de Vivian. As duas são escritoras e tem forte ligação com Leonel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meus queridos amigos!
Obrigada pelo carinho e atenção de todos vocês!
Seus comentários são muito importantes pra mim.
Beijinhos

Pris

Postagens mais visitadas deste blog

Cinco Dias no Umbral- Resenha

Sabe aquele livro que para todo o lugar que você olha você o vê? Pois bem, esse livro foi assim comigo, até eu ganhar de presente e entender o porquê. Cinco Dias no Umbral, conta muito mais que a trajetória da protagonista Nina pelo umbral, ele conta uma história de amor e abnegação em prol do outro. Esse livro nos mostra a importância da fé, da caridade e de saber que tudo na vida tem sua certa para acontecer. Que Deus está sempre conosco, mesmo quando duvidamos Dele, Ele nunca desiste de nós. Cinco Dias no Umbral, é um livro leve, rápido de ler e cheio de ensinamentos. Lendo esse livro conheci um pouco sobre a colônia espiritual Amor e Caridade, uma colônia pequena, se comparada a Nosso Lar, mas repleta de amor, principalmente pelas crianças que desencarnam com câncer. Me surpreendi e ,até duvidei em certos momentos, como cada desencarne é diferente. Estamos tão acostumados a ver tudo 8 ou 80, tanto aqui na Terra quanto no plano espiritual, que fiquei admirada como tudo é relativo

A Alegria dos Outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe: Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa. O que me falta, Chico? O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu: Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo... A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui. É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros". Será que já paramos para refletir que todas as grand