segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Crise Do Planeta


          
            O planeta Terra é o nosso lar. Ele é lindo, e visto do espaço tem a cor azul.
            Deus nos confiou para nossa temporada aqui um planeta de beleza incomparável. A Terra é um planeta que possui muitos mares e oceanos, montanhas e cordilheiras, rios e florestas, milhões de espécies de animais, de pássaros, de flores maravilhosas e de paisagens paradisíacas.
            O ser humano recebeu todo esse patrimônio na qualidade de inquilino. Todo inquilino, no período de sua permanência como locatário, tem o dever de cuidar com carinho dos bens que lhe foram confiados para devolver ao locador, quando sair, tudo em perfeita ordem.
            Infelizmente, desde os primórdios, o homem agiu como predador. Em sua faina destrutiva, arrasou florestas, poluiu rios, mares, cidades. Matou animais, peixes, pássaros. Construiu casas nas encostas e nos morros, eliminando a vegetação protetora. Cimentou e asfaltou ruas e estradas, fechando a saída das águas.
            Denominou de civilização sua vida materialista, consumista, egoísta. Arrancou das entranhas da terra o petróleo e com ele sufocou as cidades com gases venenosos. Destruiu a camada de ozônio que envolve e protege o planeta. Acabou com a vegetação, destruindo florestas. Gastou exageradamente as reservas de água com um consumo sem controle.
            A natureza reagiu. Ondas de frio e de intenso calor varreram a Terra. Terremotos, vulcões, tsunamis, inundações, doenças, epidemias, desmoronamentos, chuvas ácidas, raios e trovões. O gigante maltratado reagiu.
            O planeta Terra está em crise. Tempestades de neve na Europa e nos Estados Unidos. Inundações no Brasil e na Austrália. Onda de calor na Rússia. Mares invadindo cidades, levando tudo de roldão.
            No Brasil, sucessivos desastres ambientais. Santa Catarina sofrendo com chuvas torrenciais. O Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, o país inteiro com calamidades.
            Milhares de desabrigados, um número enorme de mortos em deslizamentos causados pela chuva. Seca no Rio Grande do Sul. Problemas na Ásia, na Europa, nas Américas, em todo o planeta.
            O ser humano está recebendo de volta tudo aquilo que plantou por sua irresponsabilidade ou desconhecimento.
            Vamos acordar. Ainda é tempo de corrigir os nossos erros. Mais de um bilhão de entes humanos vive na Terra. Somos todos responsáveis pelo patrimônio que nos foi emprestado pelo Senhor de Nossas Vidas. Mudemos o rumo de nossas ações.  Vamos amar e preservar o lindo planeta que nos foi confiado.

SBC, 02/02/2011.  

 Ary Brasil Marques
Texto recebido por e-mail enviado pela minha amiga Lucinha do blog http://luciafortaleza2.blogspot.com 

Porque acordamos com DORES, MAL ESTAR e DESÂNIMO pela VIDA (Visão Espírita)

Quando dormimos, nossa alma acorda. Não somos o nosso corpo, em essência, somos a consciência que habita nosso corpo. Quando adormec...