Pular para o conteúdo principal

Saber Usar é Saber Viver



A importância do consumo consciente da água e seu emprego no Espiritismo

Não é de hoje que ouvimos a expressão “faço porque todos fazem!”. Aliás, nenhum de nós está excluído de tal feito! Mas, o ser humano, ao guiar-se por pensamentos ou atos semelhantes peca, principalmente quando o assunto é ÁGUA. Seu desperdício no Brasil nos leva a uma contradição: possuímos o maior rio do mundo – o Rio Amazonas, com 7.025 km de extensão – e mesmo assim somos despertados frequentemente por anúncios sobre o uso inadequado de água, sua economia e constantes alertas a um possível racionamento. Para se ter idéia do consumo errado que o homem faz de algo tão precisoso, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 4.425 cidades, 92% do esgoto produzido no país é lançado nos rios e no mar sem qualquer tratamento – os rios são responsáveis por 51% da utilização de água no país – e 30 milhões de habitantes, dos 150 milhões do Brasil, não recebem água tratada. Só no Estado de São Paulo o uso é de 354 mil litros por segundo, o mesmo gasto por uma família de quatro pessoas durante um ano e meio. O desperdício de água chega a 70% nas residências, onde 78% é “perdido” na hora do banho. Onde vamos parar assim?

Água & Espiritualidade – Para suprir algumas de suas necessidades os homens transformam os recursos naturais presentes no meio ambiente terreno, como vimos acima. Mas o que muitos não percebem é que, tentando alimentar exigências puramente materiais, com banhos demorados, lavagem de quintais e automóveis com quantidade de água desnecessária, ao regar jardins em excesso, entre outras más atitudes, perdem um bem dado pelo plano espiritual com a finalidade pura de evolução, responsabilidade e consciência, além de cuidado, já que a água é responsável direta pela hidratação do organismo, constituindo 65% do corpo.

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec explica que o planeta produz bastante para oferecer o necessário às pessoas, porém, elas não sabem contentar-se com o que possui. “Se a Terra não cumpre todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário. Quando metade dos produtos é desperdiçada na satisfação de fantasias, deve ele se admirar de nada encontrar no dia seguinte e tem razão de se lastimar por se achar desprevenido quando chega o tempo de escassez? Na verdade eu vos digo que não é a Natureza a imprevidente, mas o homem que não sabe regular-se”. E ainda completa: “A natureza não pode ser responsável pelos vícios de organização social, nem pelas consequências da ambição e do amor-próprio”, esclarece o autor. Cabe ao ser encarnado praticar as leis de generosidade e amor ao próximo, como ensina a doutrina espírita. Refletir nos próprios atos é pensar em um futuro espiritualmente elevado para as sociedades.

Além dos benefícios já conhecidos da água, o plano espiritual a utiliza para alguns fins, entre eles, a fluidificação, ou seja, sua magnetização com energias positivas e regenerativas. Água fluída ou fluidificada é um recurso frequentemente utilizado em casas espíritas para complementar o tratamento dos passes. A fluidificação é feita pelo envio de fluidos doados pelos planos espirituais, auxiliando no equilíbrio do corpo físico e espiritual de quem ingeri-la. Em A Gênese, Allan Kardec também afirma que “a água pode adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo”.

O fator moral é o que guia nossas atitudes. Quando elevado, auxilia a circulação de bens, inclusive os materiais, para a subsistência física e espiritual. Tenhamos consciência e refletamos sobre as Leis Morais para utilizarmos melhor os recursos que a divindade nos empresta cada segundo para auxiliar a nossa evolução!


Algumas dicas conscientes!

* Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos e lava a louça.

* Não tome banhos demorados. Tente limitá-lo em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e só o ligue depois de tirar toda a roupa.

* A válvula do vaso sanitário gasta muita água em um único aperto. Não a acione à toa e aperte somente o tempo necessário, além de mantê-la regulada.

* Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.

* Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágües.

* Conserte vazamentos o quanto antes.

* Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Ela está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que as faz muito bem.


MICHELE LOPES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Alegria dos Outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe: Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa. O que me falta, Chico? O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu: Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo... A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui. É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros". Será que já paramos para refletir que todas as grand...

Durante o Sono

Enquanto você dormia, à noite passada, é possível que você estivesse matando a saudade de antigos amores fraternos. De vez em quando somos chamados junto aos nossos espíritos queridos. Você alguma vez já sonhou e ficou triste por ter acordado? Queria ficar dormindo, sonhando, vivendo o que estava vivendo, sentindo o que estava sentindo? Durante as horas de sono, enquanto o corpo físico repousa, nós ficamos relativamente livres, temporariamente libertos do peso da matéria. O que cada um de nós faz nessas horas? Depende da vontade, do que se passa em nosso íntimo, depende do nosso grau de adiantamento moral, da nossa força mental, depende de uma série de fatores que pouca gente conhece. Isso é estudado profundamente na Projeciologia, do Waldo Vieira. Mas há ocasiões em que vamos para lugares muito melhores do que os lugares em que vivemos hoje. Fazemos coisas mais agradáveis do que as coisas que costumamos fazer e, o mais importante, convivemos com pessoas de quem ...

Cinco Dias no Umbral- Resenha

Sabe aquele livro que para todo o lugar que você olha você o vê? Pois bem, esse livro foi assim comigo, até eu ganhar de presente e entender o porquê. Cinco Dias no Umbral, conta muito mais que a trajetória da protagonista Nina pelo umbral, ele conta uma história de amor e abnegação em prol do outro. Esse livro nos mostra a importância da fé, da caridade e de saber que tudo na vida tem sua certa para acontecer. Que Deus está sempre conosco, mesmo quando duvidamos Dele, Ele nunca desiste de nós. Cinco Dias no Umbral, é um livro leve, rápido de ler e cheio de ensinamentos. Lendo esse livro conheci um pouco sobre a colônia espiritual Amor e Caridade, uma colônia pequena, se comparada a Nosso Lar, mas repleta de amor, principalmente pelas crianças que desencarnam com câncer. Me surpreendi e ,até duvidei em certos momentos, como cada desencarne é diferente. Estamos tão acostumados a ver tudo 8 ou 80, tanto aqui na Terra quanto no plano espiritual, que fiquei admirada como tudo é relativo...