Pular para o conteúdo principal

Saber Usar é Saber Viver



A importância do consumo consciente da água e seu emprego no Espiritismo

Não é de hoje que ouvimos a expressão “faço porque todos fazem!”. Aliás, nenhum de nós está excluído de tal feito! Mas, o ser humano, ao guiar-se por pensamentos ou atos semelhantes peca, principalmente quando o assunto é ÁGUA. Seu desperdício no Brasil nos leva a uma contradição: possuímos o maior rio do mundo – o Rio Amazonas, com 7.025 km de extensão – e mesmo assim somos despertados frequentemente por anúncios sobre o uso inadequado de água, sua economia e constantes alertas a um possível racionamento. Para se ter idéia do consumo errado que o homem faz de algo tão precisoso, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 4.425 cidades, 92% do esgoto produzido no país é lançado nos rios e no mar sem qualquer tratamento – os rios são responsáveis por 51% da utilização de água no país – e 30 milhões de habitantes, dos 150 milhões do Brasil, não recebem água tratada. Só no Estado de São Paulo o uso é de 354 mil litros por segundo, o mesmo gasto por uma família de quatro pessoas durante um ano e meio. O desperdício de água chega a 70% nas residências, onde 78% é “perdido” na hora do banho. Onde vamos parar assim?

Água & Espiritualidade – Para suprir algumas de suas necessidades os homens transformam os recursos naturais presentes no meio ambiente terreno, como vimos acima. Mas o que muitos não percebem é que, tentando alimentar exigências puramente materiais, com banhos demorados, lavagem de quintais e automóveis com quantidade de água desnecessária, ao regar jardins em excesso, entre outras más atitudes, perdem um bem dado pelo plano espiritual com a finalidade pura de evolução, responsabilidade e consciência, além de cuidado, já que a água é responsável direta pela hidratação do organismo, constituindo 65% do corpo.

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec explica que o planeta produz bastante para oferecer o necessário às pessoas, porém, elas não sabem contentar-se com o que possui. “Se a Terra não cumpre todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário. Quando metade dos produtos é desperdiçada na satisfação de fantasias, deve ele se admirar de nada encontrar no dia seguinte e tem razão de se lastimar por se achar desprevenido quando chega o tempo de escassez? Na verdade eu vos digo que não é a Natureza a imprevidente, mas o homem que não sabe regular-se”. E ainda completa: “A natureza não pode ser responsável pelos vícios de organização social, nem pelas consequências da ambição e do amor-próprio”, esclarece o autor. Cabe ao ser encarnado praticar as leis de generosidade e amor ao próximo, como ensina a doutrina espírita. Refletir nos próprios atos é pensar em um futuro espiritualmente elevado para as sociedades.

Além dos benefícios já conhecidos da água, o plano espiritual a utiliza para alguns fins, entre eles, a fluidificação, ou seja, sua magnetização com energias positivas e regenerativas. Água fluída ou fluidificada é um recurso frequentemente utilizado em casas espíritas para complementar o tratamento dos passes. A fluidificação é feita pelo envio de fluidos doados pelos planos espirituais, auxiliando no equilíbrio do corpo físico e espiritual de quem ingeri-la. Em A Gênese, Allan Kardec também afirma que “a água pode adquirir qualidades poderosas e efetivas, sob a ação do fluido espiritual ou magnético, ao qual elas servem de veículo”.

O fator moral é o que guia nossas atitudes. Quando elevado, auxilia a circulação de bens, inclusive os materiais, para a subsistência física e espiritual. Tenhamos consciência e refletamos sobre as Leis Morais para utilizarmos melhor os recursos que a divindade nos empresta cada segundo para auxiliar a nossa evolução!


Algumas dicas conscientes!

* Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, ensaboa as mãos e lava a louça.

* Não tome banhos demorados. Tente limitá-lo em 6 minutos. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa e só o ligue depois de tirar toda a roupa.

* A válvula do vaso sanitário gasta muita água em um único aperto. Não a acione à toa e aperte somente o tempo necessário, além de mantê-la regulada.

* Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.

* Não use sabão em excesso para evitar maior número de enxágües.

* Conserte vazamentos o quanto antes.

* Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Ela está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que as faz muito bem.


MICHELE LOPES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segredos da Alma

Essa semana terminei de ler o livro Segredos da Alma ( escrito por Mônica de Castro- ditado por Leonel). Confesso que foi difícil terminar de lê-lo, primeiro porque a escritora é muito detalhista e eu estou acostumada a uma leitura mais dinâmica e segundo porque por várias vezes fiquei abismada com as atitudes da personagem principal. Vou fazer um breve, bem breve, resumo do livro. A personagem principal é Althea; ela fica muito tempo presa no umbral por seus algozes Decius que julga ama-la e Rupert o chefe. Ela se arrepende de seus erros e é resgatada pelo seu avô Joseph. Depois de recuperada ela assume uma missão e volta como Vivian. Nessa nova oportunidade, ela teria que conter os seus instintos de mulher sedutora, teria também que resgatar algumas dívidas e ser escritora, coisa difícil, pois ela volta na Inglaterra do século XVIII, onde as mulheres não podiam ser escritoras. Ela é orientada por seu avô e obsediada por Decius e Rupert e infelizmente Vivian sempre sede as obsessões e

Cinco Dias no Umbral- Resenha

Sabe aquele livro que para todo o lugar que você olha você o vê? Pois bem, esse livro foi assim comigo, até eu ganhar de presente e entender o porquê. Cinco Dias no Umbral, conta muito mais que a trajetória da protagonista Nina pelo umbral, ele conta uma história de amor e abnegação em prol do outro. Esse livro nos mostra a importância da fé, da caridade e de saber que tudo na vida tem sua certa para acontecer. Que Deus está sempre conosco, mesmo quando duvidamos Dele, Ele nunca desiste de nós. Cinco Dias no Umbral, é um livro leve, rápido de ler e cheio de ensinamentos. Lendo esse livro conheci um pouco sobre a colônia espiritual Amor e Caridade, uma colônia pequena, se comparada a Nosso Lar, mas repleta de amor, principalmente pelas crianças que desencarnam com câncer. Me surpreendi e ,até duvidei em certos momentos, como cada desencarne é diferente. Estamos tão acostumados a ver tudo 8 ou 80, tanto aqui na Terra quanto no plano espiritual, que fiquei admirada como tudo é relativo

A Alegria dos Outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe: Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa. O que me falta, Chico? O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu: Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo... A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui. É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros". Será que já paramos para refletir que todas as grand