Pular para o conteúdo principal

Fora da Caridade Não há Salvação


Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu.
Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. Esta divisa é a flama celeste, a coluna luminosa que guia os homens pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: "Passai à direita, benditos filhos de meu Pai". Podeis reconhece-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que essa máxima de ordem divina.
Paulo
Trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo-cap XV.


Fora da Caridade não há salvação, qual será essa caridade? Qual será essa salvação?
Nesses 10 anos que me dedico ao estudo do espiritismo pude compreender senão no todo, mas pelo menos em parte as respostas para essas 2 perguntas.
Sempre que falamos em Caridade, vem logo a nossa cabeça: "Dar Dinheiro"-, aí usamos a desculpa:" Mal tenho para mim, como posso doar aos outros".
Mas Caridade não se resume em dinheiro, ela é muito ampla.
Fazemos a Caridade quando ajudamos alguém com gestos, palavras, orações positivas direcionada a pessoa, etc.
Quando dispomos um pouco do nosso tempo para fazer o bem é Caridade.
Jesus quando veio até nós, não nos deixou riquezas e sim Sabedoria ( a maior riqueza que existe). Ele fazia a Caridade ajudando ao próximo com suas palavras de amor e compreensão, realizando curas, mas nunca com dinheiro.
Não digo que não devemos dar bens materiais, afinal vivemos em matéria e precisamos dela, mas aquele que não pode doar de material então que doe de espiritual.
Para fazer o bem é preciso uma ação, já para fazer o mal basta a omissão.
Aí você se pergunta, e a salvação?
Pois bem, a salvação é sua, sua alma, não que você vá morar ao lado de Deus e dos Querubins pela eternidade, até porque passar a eternidade sem nada pra fazer...
Fazendo a Caridade, você vai fazer sua parte, resgatar suas faltas, não faça nada esperando algo em troca, haja com o coração, não saia falando aos 4 ventos o que você fez ou vai fazer, sua recompensa não é nesse mundo e sim num plano Maior.
Lembre-se :"Que a mão direita não saiba o que fez à esquerda".
Sempre que você agir com o coração, coisas boas virão.
Faça a Caridade, sem olhar a quem e sem cobrar nada de ninguém, seu compromisso é com você!

Pris

Comentários

  1. Ouvir o próximo tb é um ato de caridade. Nos dias de hoje, quase não encontramos alguém para ouvir, pq estão sempre com pressa, com muita coisa para fazer, etc.
    OUVIR, sem nada dizer, só ouvir o que o(a) outro(a) tem a dizer, é um belo ato. Quantos querem ser ouvidos, somente isso?!

    Obrigada, Pris! Outro belo texto!

    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha, vc tem razão, saber ouvir é uma dádiva, pois estamos acostumados a falar, mas parar e ouvir alguém, nem pensar.
    Sou uma ótima ouvinte,rsrsr, mas às vezes sinto falta de alguém para me ouvir,rsrs.
    Obrigada pelo carinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meus queridos amigos!
Obrigada pelo carinho e atenção de todos vocês!
Seus comentários são muito importantes pra mim.
Beijinhos

Pris

Postagens mais visitadas deste blog

Segredos da Alma

Essa semana terminei de ler o livro Segredos da Alma ( escrito por Mônica de Castro- ditado por Leonel). Confesso que foi difícil terminar de lê-lo, primeiro porque a escritora é muito detalhista e eu estou acostumada a uma leitura mais dinâmica e segundo porque por várias vezes fiquei abismada com as atitudes da personagem principal. Vou fazer um breve, bem breve, resumo do livro.
A personagem principal é Althea; ela fica muito tempo presa no umbral por seus algozes Decius que julga ama-la e Rupert o chefe. Ela se arrepende de seus erros e é resgatada pelo seu avô Joseph. Depois de recuperada ela assume uma missão e volta como Vivian.
Nessa nova oportunidade, ela teria que conter os seus instintos de mulher sedutora, teria também que resgatar algumas dívidas e ser escritora, coisa difícil, pois ela volta na Inglaterra do século XVIII, onde as mulheres não podiam ser escritoras.
Ela é orientada por seu avô e obsediada por Decius e Rupert e infelizmente Vivian sempre sede as obsessões esc…

Mensagem Espírita de Fim de Ano

Hoje é o dia que dá início a um novo ano. 
É o dia primeiro. 
Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas.
É um momento de alegria e confraternização. 
As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender. Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade? Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas.
Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde. 
Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós. Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte. Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente. 
Tudo continua sendo como na véspera. 
Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assi…

Fluidos, Sugadores de Energia, Parte 2/6

NECESSIDADE DE UMA CARGA ENERGÉTICA VITAL
Todos nós possuímos necessidade de umacargaenergética vitalparanutrirnossoscorposfísicoe espiritual. A medida que gastamos a carga energética vital ela deve ser reposta, os mecanismos naturais de recomposição (respiração, alimentação, absorção fluido Cósmico universal e fluido vitais através dos chacras, etc). A reposição dessa carga energética vital na quantidade mínima que necessitamos para manter a vida depende de vários fatores, tais como: o modo de vida, o meio, a qualidadedospensamentos, dos sentimentos, das sensações, entre outros.
NUTRIÇÃO ENERGÉTICA
Uma parte da energia que precisamos nós obtemos através da alimentação, ou seja, através de comida sólida e líquida, o arroz-feijão de cada dia. Outra parte das energias vitais, absorvemos através da respiração. Porém, a maior parte de energia Vital que necessitamos é extraído do Fluido Cósmico Universalque é absorvido diretamente pelo perispírito através dos centros de forças. Nossa nutrição e…