Pular para o conteúdo principal

Fora da Caridade Não há Salvação


Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos do homem sobre a Terra e no céu.
Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. Esta divisa é a flama celeste, a coluna luminosa que guia os homens pelo deserto da vida, para conduzi-los à Terra da Promissão. Ela brilha no céu como auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: "Passai à direita, benditos filhos de meu Pai". Podeis reconhece-los pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor. Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada melhor resume os deveres do homem, do que essa máxima de ordem divina.
Paulo
Trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo-cap XV.


Fora da Caridade não há salvação, qual será essa caridade? Qual será essa salvação?
Nesses 10 anos que me dedico ao estudo do espiritismo pude compreender senão no todo, mas pelo menos em parte as respostas para essas 2 perguntas.
Sempre que falamos em Caridade, vem logo a nossa cabeça: "Dar Dinheiro"-, aí usamos a desculpa:" Mal tenho para mim, como posso doar aos outros".
Mas Caridade não se resume em dinheiro, ela é muito ampla.
Fazemos a Caridade quando ajudamos alguém com gestos, palavras, orações positivas direcionada a pessoa, etc.
Quando dispomos um pouco do nosso tempo para fazer o bem é Caridade.
Jesus quando veio até nós, não nos deixou riquezas e sim Sabedoria ( a maior riqueza que existe). Ele fazia a Caridade ajudando ao próximo com suas palavras de amor e compreensão, realizando curas, mas nunca com dinheiro.
Não digo que não devemos dar bens materiais, afinal vivemos em matéria e precisamos dela, mas aquele que não pode doar de material então que doe de espiritual.
Para fazer o bem é preciso uma ação, já para fazer o mal basta a omissão.
Aí você se pergunta, e a salvação?
Pois bem, a salvação é sua, sua alma, não que você vá morar ao lado de Deus e dos Querubins pela eternidade, até porque passar a eternidade sem nada pra fazer...
Fazendo a Caridade, você vai fazer sua parte, resgatar suas faltas, não faça nada esperando algo em troca, haja com o coração, não saia falando aos 4 ventos o que você fez ou vai fazer, sua recompensa não é nesse mundo e sim num plano Maior.
Lembre-se :"Que a mão direita não saiba o que fez à esquerda".
Sempre que você agir com o coração, coisas boas virão.
Faça a Caridade, sem olhar a quem e sem cobrar nada de ninguém, seu compromisso é com você!

Pris

Comentários

  1. Ouvir o próximo tb é um ato de caridade. Nos dias de hoje, quase não encontramos alguém para ouvir, pq estão sempre com pressa, com muita coisa para fazer, etc.
    OUVIR, sem nada dizer, só ouvir o que o(a) outro(a) tem a dizer, é um belo ato. Quantos querem ser ouvidos, somente isso?!

    Obrigada, Pris! Outro belo texto!

    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucinha, vc tem razão, saber ouvir é uma dádiva, pois estamos acostumados a falar, mas parar e ouvir alguém, nem pensar.
    Sou uma ótima ouvinte,rsrsr, mas às vezes sinto falta de alguém para me ouvir,rsrs.
    Obrigada pelo carinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Meus queridos amigos!
Obrigada pelo carinho e atenção de todos vocês!
Seus comentários são muito importantes pra mim.
Beijinhos

Pris

Postagens mais visitadas deste blog

Segredos da Alma

Essa semana terminei de ler o livro Segredos da Alma ( escrito por Mônica de Castro- ditado por Leonel). Confesso que foi difícil terminar de lê-lo, primeiro porque a escritora é muito detalhista e eu estou acostumada a uma leitura mais dinâmica e segundo porque por várias vezes fiquei abismada com as atitudes da personagem principal. Vou fazer um breve, bem breve, resumo do livro. A personagem principal é Althea; ela fica muito tempo presa no umbral por seus algozes Decius que julga ama-la e Rupert o chefe. Ela se arrepende de seus erros e é resgatada pelo seu avô Joseph. Depois de recuperada ela assume uma missão e volta como Vivian. Nessa nova oportunidade, ela teria que conter os seus instintos de mulher sedutora, teria também que resgatar algumas dívidas e ser escritora, coisa difícil, pois ela volta na Inglaterra do século XVIII, onde as mulheres não podiam ser escritoras. Ela é orientada por seu avô e obsediada por Decius e Rupert e infelizmente Vivian sempre sede as obsessões e

Cinco Dias no Umbral- Resenha

Sabe aquele livro que para todo o lugar que você olha você o vê? Pois bem, esse livro foi assim comigo, até eu ganhar de presente e entender o porquê. Cinco Dias no Umbral, conta muito mais que a trajetória da protagonista Nina pelo umbral, ele conta uma história de amor e abnegação em prol do outro. Esse livro nos mostra a importância da fé, da caridade e de saber que tudo na vida tem sua certa para acontecer. Que Deus está sempre conosco, mesmo quando duvidamos Dele, Ele nunca desiste de nós. Cinco Dias no Umbral, é um livro leve, rápido de ler e cheio de ensinamentos. Lendo esse livro conheci um pouco sobre a colônia espiritual Amor e Caridade, uma colônia pequena, se comparada a Nosso Lar, mas repleta de amor, principalmente pelas crianças que desencarnam com câncer. Me surpreendi e ,até duvidei em certos momentos, como cada desencarne é diferente. Estamos tão acostumados a ver tudo 8 ou 80, tanto aqui na Terra quanto no plano espiritual, que fiquei admirada como tudo é relativo

A Alegria dos Outros

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe: Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação. Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo? Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa. O que me falta, Chico? O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu: Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo... A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui. É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros". Será que já paramos para refletir que todas as grand